NoroCast desta terça-feira, 28 debate indenizações fundiárias com especialista
Advogado Dr. Paulo Roberto dos Santos esclarece direitos de proprietários em servidões administrativas e desapropriações.
Nesta terça-feira (28), às 19 horas, vai ao ar mais um episódio do NoroCast – o podcast do Jornal Noroeste, pelo canal oficial no YouTube youtube.com/@jornalnoroeste3178. O programa é apresentado pelos diretores do Jornal Noroeste, Alex Fernandes França e José Antonio Costa.
No episódio desta semana, o NoroCast recebe o advogado Dr. Paulo Roberto dos Santos, especialista em indenizações fundiárias, servidões administrativas e desapropriações. Com escritório em Maringá (PR) e atuação em todo o território nacional, Dr. Paulo Roberto acumula mais de 15 anos de experiência e acompanhou mais de dois mil casos em projetos de rodovias, ferrovias, linhas de transmissão de energia e outros empreendimentos de grande impacto.
Referência nacional no tema, o advogado é conhecido por sua atuação ética e técnica, sempre voltada à proteção do direito de propriedade e à justa indenização. Durante a conversa, foram abordados temas essenciais, como:
- O que é uma servidão administrativa e sua diferença em relação à desapropriação;
- Como o proprietário deve agir ao ser notificado sobre uma servidão;
- Direitos básicos do proprietário e critérios para uma indenização justa;
- Cobertura da indenização, incluindo terras e benfeitorias;
- Importância do laudo técnico e cuidados antes de assinar documentos;
- Erros mais comuns de proprietários ao lidar com concessionárias;
- Interpretação do Judiciário sobre servidões administrativas e diferenças entre tribunais;
- Desafios e tempo de tramitação de processos de desapropriação.
O episódio tem o oferecimento de Recanto Pet, com serviços de banho e tosa, clínica veterinária, entrega de produtos e atendimento a domicílio, e da Cresol, com foco na cooperatividade financeira.
O NoroCast é uma oportunidade para esclarecer dúvidas jurídicas e orientar proprietários sobre seus direitos em processos de desapropriação e servidões administrativas, com dicas práticas de um especialista de referência nacional.


